estudo na quarentena

Como organizar espaço para estudo na quarentena? Confira algumas dicas aqui

Estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Além de muitas vezes não possuirmos um ambiente destinado exclusivamente para isso, o barulho urbano e de outras pessoas da casa, distrações inúmeras e falta de conforto podem ser fatais para o sucesso de aprendizado. Entretanto, existem algumas dicas que são essenciais para auxiliar no seu estudo na quarentena.

Aliás, elas se aplicam não apenas ao atual momento excepcional pelo qual o país passa, em que diversas instituições de ensino suspenderam as aulas ou as adaptaram para ensino à distância. Alguns aspectos podem ser utilizados, portanto, em qualquer época, auxiliando não só no processo de aprendizado, mas mesmo para quem busca formas mais tranqüilas de realizar leituras diversas.

estudo na quarentena

DICA: Faça sua graduação com 50% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

Abaixo, confira algumas dicas que separamos para auxiliar a organizar o seu espaço para estudo em casa, durante a quarentena.

Organização do espaço para estudo na quarentena: Confira algumas dicas importantes

Separamos alguns aspectos especialmente para auxiliá-lo nos seus estudos realizados em casa, como os referentes ao atual período de quarentena.

Nossa seleção de dicas se deu com base em alguns pontos relevantes que geralmente se tornam os vilões do sucesso dos estudos remotos. Dentre eles estão as distrações inerentes ao espaço, o conforto e a organização do tempo.

1.  Estipule um lugar para o estudo na quarentena

Primeiramente, encontre um local para realizar seus estudos. Para isso, mesmo que você não tenha uma escrivaninha e cadeira adequadas, pode realizar suas atividades dedicadas ao aprendizado na mesa em que realiza as refeições, por exemplo.

estudo na quarentena

Dessa maneira, sua mente já associa o local, após algum tempo, como o destinado à realização de estudos diversos. Caso seja possível, também escolha um lugar bem iluminado ou, ainda, invista em uma luminária para que seus olhos não sejam prejudicados. Por fim, não deixe de considerar a quantidade de barulho que o local absorve da rua.

2.  Não estude em locais como o sofá e a cama

Complementando a dica do item anterior, também é importante que locais como a cama ou o sofá da sala sejam evitados na hora de estudar. Embora possa parecer interessante em um primeiro momento alterar o local para maior conforto, isso pode até mesmo prejudicar seu descanso posterior.

É importante não associar esse tipo de local à realização de tarefas cansativas, portanto. Também, sempre deve-se ter em mente a necessidade de ter um espaço próprio para a realização dessas atividades.

3.  Deixe os materiais necessários para o estudo próximos ao local em que ele é realizado

Quando se tratam de estudos na quarentena que são realizados em casa todas as medidas que evitam distrações devem ser tomadas. Dessa maneira, é importante que todos os objetos que são necessários para estudar estejam ao seu alcance.

Antes de iniciar, portanto, certifique-se de que tudo está ali. Caderno ou bloco de anotações, canetas, notebook e carregador estão dentre esses objetos. Ainda, busque deixar por perto uma garrafa de água que evite deslocamentos constantes pela casa para buscá-la.

4.  Estipule horários e regras não só para você, mas com as demais pessoas da casa para o estudo na quarentena

Em primeiro lugar, é essencial que você trace regras e horários para os estudos. Realize, assim, um cronograma, que pode ser feito com base nas aulas ou matérias que se está acompanhando.

Além disso, caso você more com outras pessoas é essencial que converse com elas para que algumas normas sejam estipuladas conjuntamente. Caso seja possível, reserve certo cômodo para os horários de seus estudos ou ainda busque diminuir a circulação de pessoas ali.

5.  Cuidado com as distrações

Caso você tenha escolhido como local para estudos uma mesa localizada na sala de sua casa, por exemplo, é necessário que as outras distrações ali presentes sejam controladas. Ou seja, nada de conferir o noticiário ou vídeos do YouTube enquanto estuda!

6.  Busque conforto

Nossa última dica diz respeito à necessidade de se pautar pelo conforto nos estudos na quarentena. Isso diz respeito tanto à vestimenta quanto ao local e móveis escolhidos.

Em primeiro lugar, busque sempre usar roupas confortáveis, respiráveis e não apertadas, que auxiliam seu corpo a relaxar e evita distrações desse tipo. Em segundo lugar, busque algumas noções de ergonomia.

Nem todos tem uma escrivaninha e cadeira ergonômicas em casa, isso é verdade. Entretanto, é possível adaptar a altura do monitor de um computador, por exemplo, com alguns livros embaixo dele. Caso sua cadeira seja muito alta e seus pés não encostem no chão, uma simples caixa de papelão pode conferir o status ergonômico até então faltante.

Também, teste mais de uma cadeira e se preciso colocar uma almofada para deixá-la mais alta. Existem diversos vídeos no YouTube, aliás, que trazer dicas diversas de como improvisar móveis ergonômicos, o que pode auxiliar em muito e evitar gastos para os estudos na quarentena.

Aposte nessas dicas e torne seus estudos ainda mais produtivos!

Published by